Entenda e descubra o tipo mais adequado para placas a serem montadas manualmente

Encapsulamento de Circuitos Integrados
Foto: Stanmar/Wikimedia Commons

Escrevendo sobre a transição do Arduino ao AVR, percebi um tema que merecia ser abordado separadamente: a explicação sobre encapsulamento (em inglês, package) de circuitos integrados.

Vamos relembrar. Um circuito integrado (CI) ou integrated circuit (IC) é o que se conhece popularmente como chip. Um conjunto de componentes eletrônicos interligados em uma única peça.

Boa parte deles se parece com o da foto que ilustra este texto: uma pequena caixa preta com “perninhas”. Essa proteção externa do circuito, junto com esses conectores, são o que chamamos de encapsulamento.

Existem muitos tipos de encapsulamento, padronizados e proprietários. Mas se você faz a montagem das suas placas à mão, na grande maioria dos casos, sua preferência será pelo DIP (Dual In-line Package).

Ele é desenhado para encaixe em furos (through-hole), e é conveniente não só por facilitar a soldagem manual, mas também por possibilitar que o componente seja colocado diretamente em uma protoboard.

Como exemplo, usemos o microcontrolador ATtiny85. Na sua página oficial, há uma lista com os modelos do produto e seus tipos de encapsulamento.

Quando comprei alguns, optei pelo modelo 20PU, cujo encapsulamento é listado como PDIP 8P3 8.

O “P” antes do “DIP” vem de “Plastic”, indicando que a parte externa do componente é de plástico. Do resto do nome, as outras informações que podemos extrair é que o chip tem oito pinos e 0,3” (polegadas) de largura.

Em qualquer caso, é DIP.


ATtiny85–20PU

Mas também não é difícil encontrar o mesmo microcontrolador no modelo 20SU, de encapsulamento SOIC (Small Outline Integrated Circuit). Este é feito para a montagem sobre a superfície de uma placa. Os pinos e o espaçamento entre eles são menores.


ATtiny85–20SU (via RS Semiconductors)

Não se pode dizer que é absolutamente impossível soldar essa versão à mão, mas é bastante complicado. Para encaixar na protoboard, a solução é usar um adaptador ou fazer uma gambiarra.

No mais, se você quiser conhecer outros tipos de encapsulamento existentes, essa lista na Wikipédia em inglês é um bom começo.