Anunciado em outubro de 2018, o programa de parcerias da Radialle tem como meta promover o compartilhamento de conhecimentos e a criação de inovações em conjunto com a comunidade.

Observando o progresso da iniciativa, optou-se por extinguir os níveis de parceria, buscando aprimorar a experiência dos parceiros e, de maneira geral, melhorar o programa.

A página dedicada a ele já foi atualizada para refletir a mudança.

Sobre os níveis

No momento em que o programa foi lançado, previa-se a existência de dois níveis de parceria, chamados de R0 (Ring 0) e R3 (Ring 3).

A motivação para a criação deste sistema foi a perspectiva de que seria necessário manter sigilo temporário sobre algumas das informações produzidas pela Radialle. Por exemplo: se, durante a execução de um projeto, fosse descoberta uma vulnerabilidade afetando um software de terceiros, não seria adequado divulgá-la antes de notificar e conceder ao fabricante tempo para efetuar a correção; restringindo sua circulação ao R0, reduziria-se o risco de que fosse descoberta e utilizada por atores maliciosos.

Na prática, a classificação por níveis nunca foi adotada. O programa de parcerias permanece, por ora, restrito a convidados e, como poderia-se esperar, todos os incluídos até o momento encaixam-se no R0 – e, não havendo membros R3, a distinção não se aplica.

Ainda assim, foi possível concluir, ao longo deste período, que o sistema não é a melhor opção para alcançar os objetivos propostos e deve ser extinto. Com esta alteração, as questões relativas ao acesso à informações sensíveis passarão a ser julgadas caso a caso.